Eleições chegam ao fim, mas nosso papel só começa
Marco da democracia, sistema eleitoral é somente um passo que damos em prol da cidadania plena
Ao votarmos, muitos afirmam que já cumpriram seu dever e que chega desta história de eleições.
Mas normalmente os que dizem isto são os mesmos que sempre reclamam da saúde, educação, transporte, segurança, etc. São os que reclamam da corrupção.
E o que você faz para mudar tudo isto? Muito pouco ou nada.
O nosso voto é o direito a escolha dos nossos representantes, mas de nada adianta se não participamos do resto do processo.
Eleito o candidato (a) devemos sim cobrar suas responsabilidades e promessas de campanha. Estabelecer que ele (a) cumpra a agenda proposta em prol da região. E que as pautas fundamentais e inerentes ao cargo.
Ser cidadão não é só questionar, mas também cumprir seu papel, na preservação do bem público, na fiscalização de nossos impostos e na denúncia dos crimes.
Quando você troca seu voto por R$ 50,00, R$ 100,00, uma cesta básica, material de construção ou seja la o que for, você esta sendo tão corrupto quanto o fulano que esta elegendo.
Entenda isto, problemas todos temos e ficamos preocupados ao não termos de onde tirar para dar o leite para o filho, mas será que condenar a cidade vale a pena por isso? Sempre recomendo, se lhe oferecerem algo por seu voto, aceite, mas não vote na pessoa para que ela aprenda.
A mudança cabe a nós e devemos fazer este exercício diário da cidadania, se quisermos deixar um legado de prosperidade aos nossos filhos e netos.
Quer fazer parte da minha rede e debatermos e lutarmos por causas comuns juntos?
Me acompanhe nas redes
Instagram: @fernandoalvesfirmino