Como manter a conduta profissional no ambiente virtual
O WhatsApp se incorporou a nossa rotina, mas no ambiente de trabalho precisamos ter alguns cuidados
No seu trabalho, nas reuniões, fechando um negócio, em todas as situações do meio corporativo o WhatsApp já se faz presente.
Seja para encaminhar o orçamento a um cliente, foto de um produto, uma arte final para aprovação, se tornou comum usar o WhatsApp para tal.
Segundo informações divulgadas pelo Banco Mundial, as companhias que priorizam o uso da tecnologia são capazes de crescer 9,5 vezes mais do que as que dispensam esta espécie de investimento.
Ao trazer a temática para o Brasil, é possível afirmar que a aquisição de recursos tecnológicos no país aumentou em 4,5%.
Diante deste panorama, as diferenças de tempo e espaço físico deixam de ser uma barreira para a integração de pessoas que contam com uma ampla gama de aplicativos no momento de conectarem-se.
Este é o caso do WhatsApp.
Neste contexto, apenas 23,5% das empresas oferecem treinamento para o manuseio adequado da tecnologia – o que resulta em um compartilhamento de memes, piadas e correntes entre 20,1% dos participantes de grupos de trabalho.
Já 24,5% dos colaboradores realmente estão aptos a estimular trocas estritamente organizacionais.
Estes dados são de um artigo de José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
A seguir algumas dicas para melhor utilização do aplicativo:
Compartilhe dados relevantes
Não importa a posição na empresa, é fundamental que o colaborador analise a mensagem antes de enviá-la no grupo de trabalho para verificar a importância da informação ao contexto profissional de todos os integrantes.
No caso da fomentação de uma discussão relacionada a determinado projeto, não há necessidade de hesitar em enviar o dado. Porém, se a proposta for em tom de brincadeira, é melhor evitar.
Resumindo, o foco na relevância do conteúdo faz a diferença na comunicação organizacional.
Foque na sua escrita
Mesmo tratando-se de um ambiente virtual, o grupo de WhatsApp corporativo é composto pelas pessoas do trabalho, o que diminui o caráter informal da plataforma.
Logo, é essencial ter cuidado com a imagem profissional ao atentar-se a escrita com atenção aos erros gramaticais e abreviações.
Reflita
As trocas de mensagem à distância deixam de apresentar com clareza a intenção da pessoa do outro lado da tela e esta característica pode ocasionar ruídos na comunicação.
Neste sentido, a sugestão é pensar antes de responder a um integrante. Portanto, na hora em que um conteúdo parecer inadequado ou provocação reflita sobre o retorno ideal a fim de evitar desconfortos.
Cuidado com áudios
Cuidado com os áudios em excesso.Afinal, as agendas dos executivos costumam ter pouca disponibilidade de tempo.
Neste caso, a dica para transmitir mensagens extensas é a ligação que permite expor as ideias de maneira mais assertiva.
Fique de olho no relógio
Na ânsia de resolver um desafio organizacional ou compartilhar insights com a equipe de trabalho, as pessoas abusam da facilidade da comunicação virtual ao enviar mensagens em qualquer dia e horário.
Entretanto, o uso exagerado da tecnologia dentro e fora do expediente pode comprometer a saúde mental dos colaboradores.